16 agosto 2008

Uma Vida Com Propósitos III

O QUE DIRIGE A SUA VIDA?

Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em Ti”.

Isaías 26:3

Introdução: Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo. Qual a força que dirige sua vida?

Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão, por um prazo limitado. Pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, etc. Existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir sua vida. Eis aqui cinco dos mais comuns:

1. Muitos são dirigidos pela culpa: Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas por suas lembranças. Elas permitem que seu passado controle seu futuro. Quando Caim pecou, sua culpa o fez cair da presença de Deus, e Deus disse: Você será um fugitivo errante pelo mundo. Isso descreve a maioria das pessoas hoje em dia — perambulando pela vida, sem propósito.

2. Muitos são dirigidos pelo rancor e pela raiva: Eles se apegam a mágoas, sem jamais superá-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente.

3. Muitos são dirigidos pelo medo: Independentemente do que tenha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com freqüência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos. Em vez disso, elas se comportam de maneira cautelosa, evitando riscos e tentando manter a situação vigente.

4. Muitos são dirigidos pelo materialismo: Seu desejo de adquirir se torna o único objetivo na vida. O impulso de sempre querer mais, baseia-se no conceito errôneo de que ter mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido.

5. Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação: Eles permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social sempre pré-ocupados com o que os outros poderiam pensar.

Nada é mais importante do que conhecer os propósitos de Deus para as nossas vidas, e nada pode compensar o prejuízo de não conhecê-los. Sem um propósito, a vida é acontecimento sem motivo.

QUAIS AS VANTAGENS DE UMA VIDA DIRIGIDA POR PROPÓSITOS?

Existem cinco grandes vantagens em se levar uma vida dirigida por propósitos:

  1. Conhecer o propósito de sua vida faz que ela tenha sentido: Quando a vida faz sentido, você pode suportar quase tudo; sem isso, tudo é insuportável.

* Um jovem na casa dos vinte anos escreveu: "Sinto-me um fracassado, pois luto para me tornar algo e nem ao menos sei o quê. Tudo o que sei fazer é sobreviver. Algum dia, se eu descobrir o meu desígnio, sentirei que estou começando a viver".

Sem Deus, a vida não tem nenhum propósito, e sem um propósito a vida não tem significado. Sem um significado, a vida não tem relevância ou esperança.

2. Conhecer seu propósito simplifica a vida: Ele define o que você faz e o que você não faz- O propósito se torna o padrão pelo qual você avalia quais ações são essenciais e quais não são. Você simplesmente pergunta: "Esse ato me ajuda a cumprir o propósito de Deus Para minha vida?".

Uma vida dirigida por propósitos leva a um estilo de vida mais simples e a uma agenda mais equilibrada. A Bíblia diz: Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Isaías 26:3

3. Conhecer seu propósito direciona sua vida: Não há nada tão potente como uma vida direcionada, que é vivida com um propósito. Os homens e mulheres que mais influenciaram a história foram os mais concentrados numa direção. O apóstolo Paulo, por exemplo, difundiu o cristianismo no Império Romano praticamente sozinho.

Se você quer que sua vida tenha sentido, focalize-a. Deixe de ser inconstante. Pare de tentar fazer de tudo. Faça menos. Corte até mesmo as boas atividades e faça somente o que for mais importante. Não confunda atividade com produtividade. Você pode estar ocupado sem ter um propósito. A Bíblia diz: “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Efésios 5:17

4. Conhecer seu propósito estimula a sua vida.: O propósito sempre produz entusiasmo. Nada traz mais vigor que um propósito claro. No entanto, a paixão se esvai quando falta um propósito. Até mesmo levantar-se da cama se torna um fardo. É normalmente o trabalho sem sentido, e não o excesso de trabalho, que nos esgota, e rouba o nosso prazer.

5. Conhecer seu propósito o prepara para a eternidade: Chegará o dia em que você estará diante de Deus, e ele fará um exame final em sua vida, antes que você entre na eternidade. Leia Rm 14:10b-12.

A partir da Bíblia, podemos supor que Deus nos fará duas perguntas fundamentais:

Primeira: O que você fez com meu Filho, Jesus Cristo? Deus não irá perguntar sobre seus antecedentes religiosos ou visões doutrinárias. O único ponto importante será: "Você aceitou o que Jesus fez por você, aprendeu a amá-lo e a confiar nele?".

Segunda: O que você fez com o que Eu lhe dei? O que você fez com sua vida — todas as dádivas, talentos, oportunidades, energia, relacionamentos e recursos que Deus lhe deu? Você os gastou consigo mesmo ou os utilizou para os propósitos de Deus?

Perguntas para meditar

1) Você pode ser verdadeiro para responder à seguinte pergunta? Neste exato momento o que dirige a sua vida? Culpa, rancor, raiva, medo, materialismo ou a necessidade de aprovação?

2) Que força você gostaria que dirigisse a sua vida?

Para refletir: A maior de todas as desgraças não é a morte, mas uma vida sem propósito!


Para memorizar
: Is 26:3

* Extraído do Livro: Uma vida com propósitos; Rick Warren; Editora Vida.

Nenhum comentário: