16 agosto 2008

Uma Vida Com Propósitos IV

CRIADOS PARA SER ETERNO

Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente1 João 2.17

Introdução

Esta vida não é tudo o que há.

Nós passaremos muito mais tempo do outro lado da morte — na eternidade — do que aqui. A terra é um lugar de preparação, a pré-escola. Esta vida é uma preparação para a próxima.

Nós viveremos no máximo cem anos sobre a terra, mas para sempre na eternidade. O nosso tempo na terra é, como disse Thomas Browne, “apenas um parêntese na eternidade”. Nós fomos feitos para ser eternos. Ver também 2 Co 5:1.

Ilustr.: Abraham Lincoln disse: “Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não... o homem foi feito para a imortalidade”.

1. Existem duas opções para a eternidade: Se a vida na terra oferece muitas opções, a eternidade nos oferece apenas duas: céu ou inferno. Nosso relacionamento com Deus na terra, determinará nosso relacionamento com Ele na eternidade. Se aprendermos a amar Jesus, o Filho de Deus, e confiar nele, podemos ter a certeza que passaremos o resto da eternidade com Ele.

Entretanto, se desprezarmos o amor, o perdão e a salvação que Ele oferece, passaremos a eternidade separados de Deus. Tragicamente, muitas pessoas terão de suportar a eternidade sem Deus, pois escolheram viver sem ele aqui na terra.

2. A vida na terra é uma preparação: Assim como os nove meses que passamos no útero de nossa mãe, não tinham um fim em si, mas eram uma preparação para a vida, também a vida é uma preparação para o que vem a seguir.Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”, Fl 3:20.

Quando compreendermos plenamente que a vida é apenas uma preparação para a eternidade, começaremos a viver de forma diferente. Começaremos a viver à luz da eternidade, e isso nos dará nova perspectiva de como lidar com cada relacionamento, tarefa ou circunstância.

Quando você vive à luz da eternidade, seus valores mudam. Muitas atividades, metas e até mesmo problemas que pareciam importantes se mostrarão banais, insignificantes, indignos de nossa atenção. Quanto mais próximos nós vivermos de Deus, menor todo o resto parecerá.

3. A morte é a transição para a eternidade: Se o nosso tempo sobre a terra fosse todo voltado para nossas vidas, eu sugeriria que começássemos a vivê-la imediatamente. Poderíamos deixar de ser bons ou éticos e não teríamos de nos preocupar com as conseqüências de nossas ações. Poderíamos dedicar-nos a nós próprios de modo totalmente egocêntrico, porque nossas ações não teriam conseqüências de longo prazo. Mas — e isso faz toda a diferença — a morte não é o fim para nós! A morte não é o fim, mas a transição para a eternidade. Por isso, existem conseqüências eternas para tudo aquilo que fazemos na terra. Cada ato de nossa vida toca um acorde que soará na eternidade.

4. Há muito mais na vida que apenas o aqui-e-agora: O aspecto mais prejudicial da vida contemporânea é o raciocínio em curto prazo. Para tirar o máximo da vida, devemos manter sempre em nossas mentes a visão da eternidade e em nossos corações, o valor que ela representa. Há muito mais na vida que apenas o aqui-e-agora. Ex.: ponta de um iceberg. Nós vemos apenas uma pequena parte fora d´agua, porém existe uma enorme dimensão submersa.

Deus tem um propósito para nossas vidas na terra, mas ele não termina aqui. O plano envolve muito mais do que as poucas décadas que passaremos neste planeta. Nós devemos pensar mais a respeito da eternidade, e não menos.

Conclusão

Há alguns anos, uma frase popular encorajava as pessoas a viver cada dia, como “o primeiro dia do resto de sua vida”. Na verdade, seria mais sábio viver cada dia como se fosse o último de sua vida. Matthew Henry disse: "É necessário que o assunto de cada dia seja preparar-se para o nosso último dia”.

Como será a eternidade com Deus? Com toda a franqueza, nosso cérebro não é capaz de compreender a maravilha e a grandeza do céu. Seria como tentar descrever a Internet para uma formiga. É inútil. Não foram inventadas palavras que pudessem transmitir a experiência da eternidade, “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam,” 1 Co 2:9.

Para Meditar

1) Uma vez que você foi feito para ser eterno, qual é hoje a única coisa que você deveria parar de fazer e a única coisa que deveria começar a fazer?

Para refletir: Há muito mais na vida que apenas o aqui-e-agora!

Para memorizar: 1 Jo 2:17

* Extraído do Livro: Uma vida com propósitos; Rick Warren; Editora Vida.

Nenhum comentário: