16 agosto 2008

Uma Vida Com Propósitos VIII

A RAZÃO DE TUDO

Texto: Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Rm 11.36

Introdução: Tudo o que existe, existe para Deus.

O objetivo fundamental do universo é demonstrar a glória de Deus. Essa é a razão de tudo que existe, incluindo você. Deus fez tudo isso para a glória dele. Não fosse a glória de Deus, não haveria nada.

I – O que é a glória de Deus? A glória de Deus é o que Ele é. É a essência de sua natureza, o peso de sua importância, o brilho de seu esplendor, a demonstração de seu poder e o ambiente de sua presença. A glória de Deus é a expressão de sua bondade e de todas as suas outras qualidades eternas.

II – Onde está a glória de Deus? Basta olhar em volta. Tudo que foi criado por Deus reflete sua glória de alguma forma. Vemos isso em toda parte: da menor forma de vida microscópica até a Via Láctea; do pôr-do-sol e das estrelas às tempestades e estações do ano. A criação (natureza) dá a conhecer a glória de nosso Criador. Na criação, aprendemos que Deus é poderoso, aprecia a variedade, ama a beleza e é organizado, sábio e criativo. A Bíblia diz que os céus proclamam a glória de Deus. Sl 19.1.

III – Em quem a glória de Deus é mais bem observada? A glória de Deus é mais bem observada em Jesus Cristo. Ele, a Luz do mundo, esclarece a natureza de Deus. Graças a Jesus, já não somos ignorantes a respeito de quem Deus realmente é. A Bíblia diz: O Filho é o resplendor da glória de Deus. Hb 1.3; 2 Co 4.6b. Jesus possui uma glória igual a Deus porque ele é Deus.

IV – O que devemos fazer diante da glória de Deus? Somos instruídos a reconhecer sua glória, honrar sua glória, viver para sua glória, declarar sua glória, louvar sua glória, refletir sua glória e viver por sua glória. (1 Cr 16.24; Sl 29.1; Is 6.3,4; 60.1; Lc 2.9). Nós lhe devemos toda a honra que pudermos dar. Uma vez que Deus fez todas as coisas, ele merece toda a glória. A Bíblia diz: “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas” Ap 4.11a.

Conclusão: Em todo o universo, somente duas das criações de Deus falham em glorificá-lo: anjos caídos (demônios) e nós (pessoas). Todo pecado, basicamente, consiste na incapacidade de dar glória a Deus, ou seja, amando qualquer outra coisa mais do que a Deus.

Nenhum de nós tem dado a Deus toda a glória que ele merece em nossa vida. Esse é o pior pecado, e o maior engano que podemos cometer. Entretanto, viver para a glória dele é a maior realização que podemos alcançar em nossa vida. Logo, esse deve ser o objetivo supremo de nossa vida: Amar a Deus sobre todas as coisas. Quando faço isso estou glorificando a Deus.

Para meditar

1) Sabendo que a razão da sua própria existência é demonstrar a glória de Deus, o que você pode fazer, de forma prática, para glorificá-lo com sua vida?

Para refletir: Tudo o que existe, existe para demonstrar a glória de Deus!

Para memorizar: Rm 11:36


* Extraído do Livro: Uma vida com propósitos; Rick Warren; Editora Vida.

Nenhum comentário: