16 agosto 2008

Uma Vida Com Propósitos VI

A VIDA NA TERRA É UMA INCUMBÊNCIA DE CONFIANÇA

Texto: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” Sl 24:1

Introdução: A sua vida aqui na Terra é um incumbência (cargo) de confiança.

Essa é a segunda comparação bíblica da vida. Nosso tempo sobre a terra, nossa energia, inteligência, oportunidades, relacionamento e recursos são dádivas que Deus nos confiou para cuidarmos e administramos. Somos mordomos de tudo quanto Deus nos dá. Esse conceito de mordomia começa com o reconhecimento de que Deus é o dono de tudo e de todos na terra. (Sl 24.1).

I – Nada deste mundo é nosso: Nós nunca realmente possuímos qualquer coisa durante nosso breve período na terra. Deus apenas nos empresta as coisas enquanto estamos aqui.

Quando Deus criou Adão e Eva, confiou a eles os cuidados de sua criação e os nomeou administradores de sua propriedade. A Bíblia diz: ... e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. O primeiro serviço que Deus deu aos humanos foi administrar e cuidar das "coisas" dele sobre a terra. Tudo de que nós desfrutamos deve ser tratado como uma incumbência de confiança que Deus nos pôs nas mãos (1 Co 4.2 e 7b).

II – Tudo o que temos foi Deus quem nos confiou: Jesus freqüentemente se referia à vida como uma incumbência de confiança, e contou muitas histórias para ilustrar essa responsabilidade perante Deus. Na parábola dos talentos, um homem de negócios confiou sua riqueza ao cuidado dos servos enquanto estava fora. Quando retornou, avaliou a responsabilidade de cada servo e recompensou a cada um conforme suas ações. Ao fim de sua vida sobre a terra, você será avaliado e recompensado conforme seu desempenho ao lidar com o que Deus lhe confiou. Isso significa que tudo que você faz, mesmo uma simples tarefa diária, tem implicações eternas.

III – O papel do dinheiro em nossas vidas: A maioria das pessoas não consegue perceber que o dinheiro é tanto um teste quanto uma incumbência de confiança dada por Deus. Deus usa a área financeira para nos ensinar a confiar nele. E, para muitas pessoas, o dinheiro é o maior de todos os testes. Deus observa a forma em que usamos o dinheiro para testar quão confiáveis somos. Veja Lc 16.11.

Deus diz que há um relacionamento direto entre a forma de eu utilizar meu dinheiro e a qualidade de minha vida espiritual. O modo de eu administrar meu dinheiro ("riquezas deste mundo") determina quanto Deus pode confiar em mim com as bênçãos espirituais ("verdadeiras riquezas").

Conclusão

Deixe-me perguntar: "A forma de você administrar o seu dinheiro está impedindo Deus de fazer mais em sua vida? Você pode ser incumbido de riquezas espirituais?".

Você precisa se lembrar de que você é apenas um mordomo de tudo quanto Deus te dá. Nada deste mundo é seu, por isso a responsabilidade e o cuidado com o que Deus te confiou deve ser cada dia maior. Nunca se esqueça de que tudo quanto você tem e terá é Deus quem te empresta, quando você morrer você não poderá levar nada. Observe também o que Jesus disse em Lc 12.48b. Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que você seja.

Para meditar

1) Responda sinceramente: A forma de você administrar o seu dinheiro está impedindo Deus de fazer mais em sua vida? Você pode ser incumbido de riquezas espirituais?

2) Quais as questões mais importantes que Deus te confiou?

Para refletir: A vida na Terra é um teste e uma incumbência de confiança

Para memorizar: Lc 12:48b

* Extraído do Livro: Uma vida com propósitos; Rick Warren; Editora Vida.

Nenhum comentário: