16 agosto 2008

Uma Vida Com Propósitos VII

A VIDA NA TERRA É UMA ATRIBUIÇÃO TEMPORÁRIA

Texto: “Sou peregrino na terra” Sl 119:19a

Introdução

Ilustr.: Existe uma antiga história a respeito de um missionário aposentado que vinha para a América do Norte no mesmo navio do presidente dos Estados Unidos. Multidões ovacionando, uma banda militar, um tapete vermelho, faixas e a imprensa recepcionavam o presidente de volta ao lar, mas o missionário desembarcou do navio sem ser notado. Ressentido e com sentimentos de auto-comiseração, começou a queixar-se para Deus. Então Deus lembrou-o gentilmente: "Mas, meu filho, você ainda não chegou em casa".

A Bíblia é cheia de comparações que ensinam a respeito da natureza breve e transitória da vida na terra. A vida é descrita como uma neblina, um corredor rápido, um sopro e um fio de fumaça. Jó 8.9 “porque nós somos de ontem e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra

Para usar nossa vida da melhor forma possível, não devemos nunca esquecer duas verdades: 1) em comparação com a eternidade, a vida na terra é extremamente breve; 2) a terra é apenas uma residência temporária. Não ficaremos aqui por muito tempo, então não fique muito apegado. Peça a Deus que o ajude a ver a vida na terra como Ele a vê. (Ex.: Davi Sl 39.4 “Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade”).

I – A vida na terra é passageira: A Bíblia compara por várias vezes a vida na terra a uma habitação temporária em um país estrangeiro. Aqui não é nosso lar permanente nem nosso destino final. Só estamos de passagem, apenas visitando. A Bíblia usa termos como forasteiro, peregrino, estrangeiro, estranho, visitante e viajante para descrever nossa breve estadia na terra. 1Pe 1.17Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação”.

Deus diz que seus filhos devem pensar a respeito da vida de modo diferente dos que não são crentes, Fl 3. 20 ‘Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo’. Os verdadeiros crentes compreendem que há muito mais para viver do que os poucos anos que passamos neste planeta.

II – A terra não é o nosso lar: A Bíblia diz: Somos embaixadores de Cristo, 2Co 5.20a. “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo”. Lamentavelmente, muitos cristãos têm traído seu Rei e seu Reino. Eles têm estupidamente chegado à conclusão de que, por viverem na terra, aqui é o seu lar. Aqui não é o nosso lar. Confira em 1Pe 2.11 “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma”.


III – Nós fomos criados para algo mais: Para impedir que fiquemos muito apegados à terra, Deus nos permite sentir uma substancial quantidade de descontentamentos e desgostos na vida: anseios que jamais serão satisfeitos deste lado da eternidade. Não somos completamente felizes porque não era para sermos! A terra não é nosso lar definitivo; fomos criados para algo muito melhor. Um peixe nunca seria feliz vivendo em terra, porque foi feito para viver na água. Uma águia jamais poderia ficar contente se não lhe fosse permitido voar. Nunca nos sentiremos plenamente satisfeito na terra, porque fomos criados para algo mais.

Conclusão

Em comparação com outras épocas, a vida nunca foi tão fácil para grande parte das pessoas. Com todas as fascinantes atrações, mídia cativante e agradáveis experiências disponíveis hoje em dia é fácil esquecer que a vida não consiste em perseguir a felicidade. É somente ao lembrarmos que a vida é um teste, uma incumbência de confiança e uma atribuição temporária que o encanto dessas coisas perderá o domínio sobre nossas vidas. Estamos nos preparando para algo ainda melhor. As coisas que vemos agora estão aqui hoje, e amanhã se foram. Mas as coisas que não podemos ver agora vão durar para sempre, 2 Co 4.18 ‘não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas’.

Quando a vida fica difícil e você é subjugado pelas dúvidas, ou quando fica imaginando se viver para Cristo vale o esforço, lembre-se de que você ainda não chegou em casa. Na morte, você não vai abandonar sua casa — você vai para casa!

Para meditar

1) Como o fato de a vida ser uma atribuição temporária deve mudar a forma de vivermos neste exato momento?

2) A que as pessoas se apegam na terra que as impede de viver para os propósitos de Deus?

Para refletir: O mundo não é o meu lar!

Para memorizar: Sl 119:19a

* Extraído do Livro: Uma vida com propósitos; Rick Warren; Editora Vida.

Nenhum comentário: