23 agosto 2007

Uma Vida Com Propósitos II

VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE

Texto: Assim diz o SENHOR, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi”. Is 44:2

INTRODUÇÃO: Você não é um acidente

Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com seu nascimento. Aliás, ele o aguardava.

I – Deus te idealizou: Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele pensou em você primeiro. Você não está respirando neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coin­cidência. Você está vivo porque Deus quis criá-lo!

II – Deus te criou: Deus determinou cada pequeno detalhe de nosso corpo. Ele deliberadamente escolheu sua raça, a cor de sua pele, seu cabelo e todas as outras características. Ele fez seu corpo sob medida, exa­tamente do jeito que queria. Ele também determinou os talentos naturais que você possuiria e a singularidade de sua personalidade, cf. Sl 139:14-16. Nada em sua vida é casu­al — tudo foi feito em função de um propósito.

III – Deus te planejou: Deus já pensava em você antes de formar o mundo. Na verdade, você foi o motivo de Deus ter criado o mundo! Deus projetou o meio ambiente deste planeta para que pudéssemos viver nele. Nós somos o foco de seu amor e o elemento de maior valor em toda a sua criação.

Ilustr.: O Dr. Michael Denton, experiente pesquisador da genética humana da Universidade de Otago, Nova Zelândia, concluiu: "Todas as evidências disponíveis nas ciências biológicas, apoiam a teoria básica de que o universo como um todo foi especialmente criado tendo a vida e a humanidade como principal objetivo e propósito; um conjunto no qual todas as facetas da realidade têm seu significado e explicação nesse fato fundamental".

“Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro”. Is 45:18

“Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno”. Is 46:3-4

CONCLUSÃO:

Você é quem é por uma razão. Você faz parte de um plano complexo. Você é uma criação original, preciosa e perfeita, denominada como notável homem ou mulher de Deus. Você tem essa aparência por uma razão. Nosso Deus não cometeu nenhum erro. Ele o teceu no útero, você é exatamente o que ele quis fazer. Os pais que você teve foram escolhidos por ele, e, a despeito de seus sentimentos, eles foram feitos sob medida para os planos que Deus tem em mente, e estão aprovados pelo Senhor.

O que dizer dos problemas e dos traumas que você enfrentou? Não, aquele trauma que você enfrentou não foi fácil. E Deus chorou por aquilo o ter machucado tanto; mas foi permitido para moldar seu coração para que você crescesse à Sua imagem.

Você é quem é por uma razão.Você vem sendo moldado pela vara do Senhor. Você é quem é, amado, porque há um Deus que te ama!

Pergunta para meditar:

1) Tendo a consciência de que Deus te criou de forma exclusiva, que áreas da sua personalidade, formação e aparência física você tem tido dificuldade em aceitar?

Para refletir: Você não é um acidente!

Para memorizar: Is 44:2


* Extraído do Livro: Uma vida com propósitos; Rick Warren; Editora Vida.

Nenhum comentário: